Criando Conhecimento nas Organizações
Gestão de novos Negócios
Aluna: Natália Machado Costa
Matrícula: 20090212249.8
Niterói
2013
1. Introdução
Vivemos um momento de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão proativa do conhecimento adquire um papel central para a competitividade tanto das empresas, como dos países. No Brasil, verifica-se que o recurso "conhecimento" vem aumentando aceleradamente sua importância para o desempenho empresarial e que os desafios impostos pela relativa e recente abertura econômica tornam a questão da gestão do conhecimento ainda mais fundamental para as empresas brasileiras. A abertura econômica e a competição interna e externa com empresas de países desenvolvidos, contudo, tornam outras formas de aprendizado muito mais relevantes e requerem uma reversão nas tendências de estagnação dos gastos públicos em ciência e tecnologia e de falta de cooperação entre as instituições de pesquisa e o setor público, além de um aumento nos gastos de pesquisa e desenvolvimento privados ainda muito baixos.
Esse avanço tecnológico esta tornando o ser humano cada vez mais dependente e ainda faz com que aja uma busca desenfreada por evolução e rápida superação dentro do campo tecnológico. As empresas por sua vez, buscam novos modelos organizacionais para se adequar aos avanços e tendências, buscando sempre um desenvolvimento sustentável, sem deixar para trás valores e crenças incorporados e de suma importância.
A discussão do conhecimento, fazendo com que a humanidade assimile o que significante e utilize na tomada de decisões, mantem a empresa competitiva no mercado.
2. O Conhecimento
Abordagens
Abordagem normativa – estuda o conhecimento como um objeto, que pode ser controlado, gerenciado, manipulado, estocado, e comunicado por meio de TIC, apresentando regras e procedimentos generalizados.
Abordagem interpretativa – estuda o processo de