Criancas com sindrome de down
Esse projeto de pesquisa propõe investigar o tema: A Criança com Síndrome de Down, delimitando-o seu titulo: A Criança com Síndrome de Down e a Convivência familiar no Bairro São Geraldo, zona centro-sul na cidade Manaus.
Iniciou-se o desejo de realizar esse estudo acima apresentado, pela convivência com uma criança portadora da síndrome de down e seu relacionamento familiar e as dificuldades que permeiam o seu cotidiano.
Diante da temática proposta é necessário esclarecer, que os problemas a ser estudado é sobre Quais as condições socioeconômicas das famílias? Como é o cotidiano da família que tem portadores de Síndrome de down? e Quais as dificuldades que a família enfrenta?
Portanto, é necessário conhecermos a síndrome de down e os impactos causados na vida dessas famílias, pois a Síndrome de Down é a forma mais frequente de retardo mental causada por uma deficiência cromossômica demonstrável, na qual ocorre a existência de três cromossomos 21 a mais. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos, tornando-se uma das doenças mais conhecidas e identificáveis no mundo. Possui características distintas como a interrupção do crescimento vertical e um desenvolvimento físico e mental mais lento do que as pessoas sem a síndrome. Durante muitos anos as pessoas portadoras da síndrome de down, sofreram discriminação, sendo vítimas de preconceitos.
E segundo pesquisas realizadas pelo censo 2010 no Amazonas, foram identificados cerca de 38.671 casos de pessoas que sofrem de deficiência mental/intelectual. Pesquisa hoje realizadas, por meio de sites nos mostram a inexistência de programas que trabalhem junto as famílias de portadores da síndrome de down a nível estadual e nível municipal, as pesquisas realizadas na cidade de Manaus, descobriu-se a existência de instituições como a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus e a Sociedade Pestalozzi do Amazonas que dão