Cria o de reas Protegidas
Áreas
Protegidas
UNIDADES DE
CONSERVAÇÃ
O EM
TUCURUÍ/PA
Prof.ª Aline Almeida
Discentes: Aline Maria
Jaciara Brandão
Karen Bernardo
Rosangela Silva
INTRODUÇÃO
Proteger a biodiversidade se firmou como objetivo prioritário de todas as nações civilizadas. Isto porque mais recentemente consolidaram-se duas convicções de entendimento universal.
Uma de que as ações humanas vêm destruindo o que resta dos habitats naturais do planeta de forma crescente e acelerada. Outra de que a manutenção da biodiversidade é essencial para o desenvolvimento social, econômico e científico da humanidade.
ESCLARESCENDO CONCEITOS
Existem dois conceitos muito utilizados na área ambiental: preservação e conservação; são conceitos distintos, mas erroneamente muitas vezes são utilizados com o mesmo significado. Conservação implica em uso racional de um recurso qualquer. Preservação apresenta um sentido mais restrito, significando a ação de apenas proteger, ou seja, não utilizá-lo, mesmo que racionalmente e de modo planejado.
CRIAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS
• O conceito de área protegida ou Unidade de
Conservação surgiu no Brasil na década de 30, com a criação do Parque de Itatiaia (RJ).
• Desde então medidas legais foram adotadas para garantir a integridade destes espaços e disciplinar a implantação de projetos e obras que possam causar impactos significativos nestas áreas.
CRIAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS
• Nos anos 70, instituições governamentais e sociedades civis interessadas conceberam um plano que continha objetivos específicos necessários à conservação da natureza no Brasil e propunha novas categorias de manejo dos recursos naturais, que não eram previstas na legislação da época.
• Sancionado pelo governo em 1982, o plano foi denominado Sistema Nacional de Unidades de
Conservação da Natureza (SNUC).
CRIAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS
• Entretanto, na época, não havia amparo legal ao sistema e tornou-se evidente a necessidade de uma lei que incorporasse os conceitos definidos no