crescimento x desenvolvimento
O crescimento significa apenas o aumento da renda per capita, e o desenvolvimento implica conhecer os benefícios do aumento da renda. O desenvolvimento requer distribuição de renda, para que o crescimento não seja concentrador ou excludente.
O debate nasceu da percepção de que, apesar das elevadas taxas de desempenho econômico, vários países apresentavam baixos níveis de qualidade de vida dos seus habitantes. Essa análise fez com que os economistas elaborassem outras medidas de mensuração que não as meramente quantitativas de produção, ou de crescimento. Buscou-se entender o que poderia determinar padrão de qualidade de vida, então se estabelecendo que esse padrão fosse mensurador do desenvolvimento humano; a partir daí, criaram-se indicadores para que o padrão pudesse ser determinado.
O crescimento econômico é o aumento do produto interno bruto (PIB), ou seja, uma elevação da produção da região estudada. O desenvolvimento econômico está relacionado à melhoria do bem estar da população. Atualmente o índice de Desenvolvimento Humano é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. Países ricos tendem a ser mais desenvolvidos, no entanto crescimento não garante o desenvolvimento.
A diferença é que crescimento está ligado a indicadores monetários como inflação, crescimento do PIB, crescimento da produção industrial. Por outro lado o desenvolvimento relaciona-se com os indicadores sociais como crescimento/diminuição da pobreza, aumento/queda da renda do trabalhador, distribuição de renda. Se um país apresenta aumento do número de oferta de emprego, mas redução do poder aquisitivo do trabalhador pode-se dizer que este país teve crescimento econômico que não foi acompanhado por desenvolvimento econômico.
Estado Mínimo x Welfare State
Entre o Estado que nada intervém na economia e o Estado que chama para si a tarefa de planejar e orientar a atividade econômica, há