crescimento e desenvolvimento
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA INFÂNCIA DE 0 A 3 ANOS
CLEIDSON LINS
CICERO JOÃO
DARLAN ALBUQUERQUE
JÚLIO CESAR
LUCAS BORGES
RAFAEL LOPES
SALVADOR
2015
CLEIDSON LINS
CICERO JOÃO
DARLAN ALBUQUERQUE
JÚLIO CESAR
LUCAS BORGES
RAFAEL LOPES
PRIMEIRA INFÂNCIA DE 0 A 3 ANOS
Seminário apresentado como parte dos requisitos de avaliação da disciplina Crescimento e Desenvolvimento do Curso de Educação Física do Centro Universitário Jorge Amado. Professor: João Franco
SALVADOR
2015
Introdução
A maior parte do desenvolvimento do cérebro acontece antes que a criança atinja 3 anos de idade, em um curto período de 36 meses, as crianças desenvolvem as habilidades de pensar e falar, aprender e raciocinar, é uma fase decisiva para a formação da personalidade do indivíduo.
Após o nascimento Vários fatores podem estimular ou comprometer o desenvolvimento infantil. Esses fatores podem ser intrínsecos ou extrínsecos, fatores intrínsecos tem como exemplo a influência da genética na formação do indivíduo e os fatores extrínsecos têm como representante o meio social em que a criança vive.
Os conceitos de crescimento e desenvolvimento muitas vezes tem se confundido com sinônimos, porem crescimento se refere por exemplo ao aumento de tamanho celular, como a hipertrofia ou o crescimento ósseo, Já desenvolvimento é mais abrangente pois além de incluí-lo tem como exemplo adquirir uma nova experiência.
Existem dois períodos de crescimento da criança, o período de repleção e o período de estirão. No período de repleção há aumento de diâmetros transversais, ou seja, acumulo de gordura na criança que ocorre de no período de 0 a 2 anos e início da puberdade. No período de estirão há aumento de altura da criança ocorre no período de 2 a 5 anos e na puberdade.
Desenvolvimento cerebral na