Crescimento e Desenvolvimento Econômico
As definições de desenvolvimento e crescimento suscitam, muitas vezes confusões conceituais. Via de regra são dois termos que se combinam no progresso das nações, mas nunca poderemos defini-las como sendo palavras sinônimas.
A teoria do C. e D. Econômico, discute estratégias de longo prazo
Crescimento Econômico
Crescimento Econômico pode ser entendido como o ato ou efeito de crescer.
Ocorre através do aumento contínuo do PNB, tanto em termos globais como per capita
Quando o processo de crescimento ocorre de forma isolada, poderá acarretar desequilíbrios estruturais em uma economia, trazendo sérias dificuldades a seus governantes..
Mudança de cunho Quantitativo nos níveis de produção (Y) pode estar associada ao estoque de capital (K), à força de trabalho (N) e ao próprio tempo (t).
Entretanto, nos dias de hoje, sabemos que não bastam apenas estas variáveis para explicar o fenômeno do crescimento, como veremos a seguir no conceito de Desenvolvimento Econômico.
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento o ato ou efeito de desenvolver
Refere-se a um estágio econômico, social e político de uma sociedade, caracterizado pela constante melhoria nos índices de produtividade dos fatores de produção (aproveitamento a busca da eficácia dos recursos naturais, capital e trabalho)
O processo de desenvolvimento, por sua vez e via de regra, traz consigo o crescimento.
Implica, além de um aumento na quantidade de bens e serviços produzidos por uma economia, num determinado período de tempo e em termos per capita, em mudanças de caráter qualitativo
O desenvolvimento econômico não deve ser analisado tomando-se por base os indicadores tais como o crescimento do produto global ou o crescimento do produto per capita, e sim por outros indicadores, que reflitam mudanças na qualidade de vida da população de uma economia.:
Baixa renda per capita
Baixo nível de estoque de capital per capita
Altas taxas de natalidade e mortalidade