Crescimento Urbano Em Aracaju
INTRODUÇÃO
Atualmente, observa-se um crescimento desordenado de algumas cidades, o que ressalta a importância, cada vez maior, de planejamentos urbanos com embasamento científico, que visem, preferencialmente, melhor qualidade de vida para os seus moradores.
O crescimento descontrolado dos municípios brasileiros ressalta, muitas vezes, a falta de planejamento urbano dessas cidades. Gerando impactos irreversíveis nesses territórios, que se refletem na qualidade ambiental dos municípios envolvidos. As cidades destacam, muitas vezes, a importância de suas construções e empreendimentos. Os responsáveis pelas cidades privilegiam este aspecto. Com isto, a natureza fica em segundo plano, com importância reduzida. O que acontece nestas situações são a necessidade de investimentos que minimizem os problemas causados ao meio, acarretando em investimentos, de caráter corretivo, muitas vezes, altos e dispendiosos.
Crescimento Urbano
As ações governamentais e crescimento urbano.
Nas últimas décadas do século XX (1970,1980 e 1990), Aracaju apresentou um crescimento urbano, populacional e econômico. Um dos fatores que influenciaram esse crescimento foram ás políticas governamentais (Federal, Estadual e Municipal). A construção de grandes conjuntos habitacionais em áreas distantes do centro da capital tem provocado o deslocamento de famílias de baixa renda da capital e do interior para esses novos núcleos de habitação.
O comércio e a expansão urbana
A parti das décadas de 1980 e 1990 novos empreendimentos comerciais de âmbito regional e nacional tornaram-se mais intensos, por meio da implantação em Aracaju de grandes lojas de variedades e de moda no centro comercial. Além disso, a ampliação e a integração do sistema de transporte coletivo urbano e suburbano contribuem também para intensificar as atividades comerciais. A dificuldade de estacionamento, a agitação e insegurança foram retirando a classe