crescimento populacional
Atualmente, no nosso mundo existem biliões de pessoas, mas nem sempre foi assim, na história da humanidade houve alturas em que o número de habitantes era bastante reduzido, por exemplo, para termos uma certa noção da nossa realidade: no ano de 400 a.C o mundo continha apenas, uma população de 250 milhões de pessoas. no ano de 1850 a população mundial, pela primeira vez, excedeu a casa dos biliões, mostrando assim, um número jamais alcançado, 1,2 bilião de habitantes.
Em 1900, a população total totalizava 1,6 bilião, 50 anos depois o número aumentou para 2,4 biliões de pessoas.
Na década de 70 a população teve, também, um considerável aumento, atingindo a marca de 3,6 biliões e, por isso, em 1980 somavam 4,5 bilhões de pessoas e no ano 2000 cerca de 6 bilhões de habitantes.
Conforme estes dados ficam expressas as mudanças modestas e lentas em certos períodos e mudanças extremamente rápidas quanto ao crescimento populacional, nomeadamente no século XX. A explicação para este fato é devido às inúmeras evoluções ocorridas na tecnologia, que promoveram melhorias e avanços na medicina, agricultura, transporte, informação, sanitária entre muitas outras.
A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou no dia 05 de agosto de 2008 um relatório em que apresentava as perspectivas de crescimento da população mundial para o futuro. De acordo com o estudo realizado, a população mundial, em Julho de 2008, é de 6,7 bilhões de pessoas. Outro dado de grande importância divulgado no relatório é quanto à expectativa de redução da população mundial, essa alcançará no ano de 2050 a incrível incerteza de 9,2 bilhões de habitantes. A justificação para a consolidação dessa perspectiva partiu de mudanças sociais no planeta, que são determinantes para tal crescimento, como maior alcance no tratamento da AIDS e aumento da esperança de vida - de acordo com a pesquisa conduzida pelo Departamento de Assuntos Sociais e Económicos (DESA).O relatório afirma