Crescimento populacional
ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 AT-
M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br
REDUTORES
1
REDUTORES
INTRODUÇÃO: Nem sempre as unidades geradoras (motores elétricos) podem ser acopladas diretamente em determinados dispositivos, algumas situações podem ser mencionadas como bombas, ventiladores entre outras, porem a grande maioria dos processos existe a necessidade de se modificar algumas características como velocidade, rotação ou torque. Para esta finalidade os redutores foram desenvolvidos.
REDUTORES
INTRODUÇÃO:
Equipamentos que utilizam acoplamento direto
2
REDUTORES
DEFINIÇÃO: Um redutor consiste num conjunto de eixos com engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com uma coroa com parafuso sem fim, que tem como função reduzir a velocidade de rotação do sistema de acionamento do equipamento. Conseqüentemente com a redução da velocidade tem-se um aumento significativa no torque transmitido.
REDUTORES
DEFINIÇÃO:
Motorredutor e redutor
3
REDUTORES
UTILIZAÇÃO:
Guinchos e esteiras transportadoras
REDUTORES
UTILIZAÇÃO:
Equipamentos para industria madeireira
4
REDUTORES
PARTES COMPONENTES: A parte fundamental de um redutor são as engrenagens. Através delas reduz-se a velocidade de rotação da transmissão, pois o contato entre engrenagens de menor e maior número de dentes (variação no diâmetro) possibilita a redução desejada. Carcaça: Normalmente fabricada em chapa de aço de baixo carbono ou ferro fundido, montada com solda ou alumínio, podendo ser bipartida ou apenas com abertura nas tampas dos mancais. Em alguns casos, ele é tratado termicamente para alivio das tensões de solda ou fundição.
REDUTORES
PARTES COMPONENTES: Os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes