Crescimento populacional
A população brasileira tem sofrido profundas transformações nas últimas três décadas, que terão enormes repercussões em termos sociais e econômicos. Há uma certa dificuldade, por parte da sociedade brasileira, até aquela com nível educacional mais elevado, em apreender estas mudanças e, inclusive, em aceitá-las como reais.
Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução do tamanho da população brasileira, de seu ritmo de crescimento,apresentando os dados reais entre 1980 e 2009, assim como apresentar sua trajetória provável até 2020.
Dada a tendência do processo de declínio rápido e generalizado da fecundidade no Brasil e o que está sucedendo nos países desenvolvidos e em alguns do Terceiro Mundo que iniciaram antes este processo, é bastante realista supor-se que, ao final da segunda década do próximo século, a população do País deverá apresentar níveis de fecundidade e mortalidade que, no longo prazo, lhe garantam taxas de crescimento em torno de zero. Discute-se, então, quando se alcançaria a situação de população estacionária.
Esta análise foi elaborada com a preocupação de tornar mais claros alguns do elementos básicos da análise demográfica, de tal modo a contribuir para uma melhor compreensão da nova dinâmica demográfica brasileira.
CRESCIMENTO POPULACIONAL
O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.
Para um estudo da população, é essencial a análise estatística acompanhada das características históricas e geográficas das sociedades existentes no planeta. Cada umas dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais.
Características gerais e o contexto histórico das teorias demográficas
Teoria malthusiana - Malthus previu um forte crescimento populacional que não seria acompanhado pelo aumento