Crescimento empresarial como a ciência jurídica pode contribuir
Nos últimos anos nunca houve tanto interesse por parte das organizações para se alargarem no mercado competitivo seja para atender diversos setores da economia ou abranger seu perímetro comercial. Com esses crescimentos, faz-se necessário cada vez mais aprimorar códigos de conduta para que sejam adequados as novas realidades da empresa, visto que ela pode ajuntar um maior número de pessoas de regiões e culturas diferentes ao se instalarem em diversos lugares.
Com o aumento da competitividade nos mercados abrem-se brechas para a execução de inúmeras atividades que tem por objetivo beneficiar alguns e prejudicar outros afim de aumentar os lucros e destacar uma organização em determinado nicho. As empresas e seus respectivos colaboradores ficam suscetíveis também a violação de direitos individuais de todos os envolvidos. Para exemplificar essa situação pode-se observar casos em que funcionários são obrigados a realizar determinadas atividades que vão de encontro com a ética pregada por eles afim de magnificar a empresa ou um responsável por ela perante outros. Envolvimentos em transações duvidosas ou que ferem as leis tributárias de determinada nação também exemplificam atividades ilícitas.
Sendo assim, seja organização ou profissional, todos tem uma grande responsabilidade social, ou seja, todos estão incumbidos de contribuir para uma sociedade mais justa. A partir dessas pressuposições a ciência jurídica permite e impõe que