CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL ENTRE 2003 E 2013
O crescimento econômico de um país pode ser definido como o aumento da quantidade de mercadorias e serviços produzidos dentro de um ou vários períodos, nesse trabalho o período em questão é a sequencia de anos que vai de 2003 a 2013, período que está marcado por grandes alterações econômicas que começaram com a mudança de governo.
A avaliação do crescimento econômico faz-se através da análise de certos índices como o do PIB, Produto Interno Bruto, o qual foi mais utilizado nesse trabalho.
*GRAFICO DO PIB*
Atualmente o Brasil possui uma economia considerada forte, sendo um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodites minerais, agrícolas e manufaturados. Nossas áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontra-se em um bom momento de expansão.
O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking das maiores economias do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França, que são grandes potencias mundiais no quesito econômico.
Para se falar do crescimento econômico do Brasil nessa ultima década e sobre os aspectos que caracterizaram as mudanças econômicas desse período, será citado um pequeno resumo de cada ano desse período.
2003
Em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a liderança do Brasil, que se encontrava numa situação evidentemente critica, com vários empréstimos externos vencidos e pouca reserva no Banco Central, porém durante o ano essa situação foi revertida e ao final do ano o governo e as grandes empresas tinham facilidade em obter empréstimos, os estrangeiros voltaram a investir na bolsa de São Paulo a qual foi o melhor investimento do ano com 97,3% de ganho e as exportações aumentaram.
O PIB de 2003 cresceu 1,1%
2004
Em 2004, o PIB cresceu, o desemprego reduziu e a produção da indústria atingiu níveis históricos, cenário que poucos analistas da economia esperavam. O Brasil produziu mais nesse ano e o desemprego nas