Crescimento economico no inicio do século XXI
Quando falamos em século XXI, não se pode deixar de lado a situação que se encontrava a economia no século anterior. Nas últimas décadas do século XX o Brasil passou por grandes modificações, foi uma época em que o uso de técnologias principalmente da informatica entrou de vez no mercado e alterou as formas de produção de mercadorias e nas prestações de serviços.
A abertura comercial começou no governo de Fernando Collor de Mello, e ficou mais forte no governo de Fernando Henrique Cardoso, as taxas de importação foram reduzidas, e mercadorias como carros e aparelhos eletrônicos começaram a chegar. Os produtos brasileiros tinham que competir com importados. O aumento da competição provocou a queda de preço das mercadorias e isso foi importante para conter a inflação. A abertura comercial provocou a modernização das empresas nacionais, assim poderiam enfrentar as mercadorias importadas.
Com as mudanças econômicas os trabalhadores precisavam cada vez mais de conhecimentos especificos e a formação proficional do trabalhador passaram a ser decisiva na hora de conseguir emprego.
No início do século XXI, o sistema capitalista globalizado ganhou força, as economias dos países se interligaram cada vez mais através de importações e exportações, tanto de mercadorias quanto de materias para a fabricação de novos produtos.
É importante falar também que nem tudo ia às mil maravilhas no país, com o avaço da técnologia milhares de pessoas foram desempregadas, além da exclusão social, ou seja, não tinham acesso aos serviços básicos como saúde, educação, habitação e saneamento.
Luiz Inacio Lula da Silva assume a presidencia no ano de