Crescimento do setor de Tecnologia da Informação aumenta demanda por profissionais especializados
A demanda por profissionais da área de TI tem crescido a cada dia. Isso porque falta pessoal com formação adequada para exercer esses cargos. À medida que surgem novas tecnologias e novos produtos, o mercado abre mais vagas em busca de profissionais que estejam aptos a trabalhar nesse setor tão competitivo e promissor.
Atualmente tem crescido também o número de mulheres nesse campo que antes era visto como um universo de trabalho masculino. Segundo a pesquisa realizada pela U.S. Bureau of Labor Statistics, nos nove primeiros meses de 2013 foram criados 39.000 empregos e dessas vagas, 60% foram ocupadas por mulheres. Um aumento de 27% se comparado ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 10 anos, a proporção média de mulheres contratadas para preencher as vagas no setor alcançava apenas 30,8%.
Visando atrair mais pessoas, o mercado de tecnologia tem oferecido cada vez mais condições de trabalho e salários diferenciados aos profissionais, o que torna o trabalhador ainda mais exigente quando se trata de oferta de emprego nesse setor.
As empresas de T.I também têm enfrentado problemas na hora de contratar um profissional especializado. Segundo dados do IBGE, “nas corporações de grande porte a maior dificuldade é a falta de pessoas com conhecimentos avançados em linguagens de programação”. A falta de qualificação faz com que o contratante ofereça melhores salários e condições de trabalho aos profissionais, o que dificulta a contratação de especialistas pelas pequenas empresas.