Crescimento Bacteriano
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BACHARELADO EM AGRONOMIA
AÇÃO DE AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS SOBRE O CRESCIMENTO BACTERIANO
Barra do Garças, Dezembro de 2013
I. OBJETIVOS: - Definir esterilização, desinfecção e antissepsia - Definir agentes bactericida e bacteriostático - Verificar a diferença de ação sobre o microrganismo de agentes físicos e químicos
II. MATERIAL Reagentes: caldo nutriente e agar nutriente, água destilada Equipamentos e utensílios: placas de petri, tubos de ensaio e bico de bunsen).
III. PROCEDIMENTO
Ação do calor Separamos 4 tubos com o meio de cultura estéril e inoculamos cada tubo com duas gotas de cultura. Em seguida, os meios inoculados foram submetidos a diferentes condições listadas abaixo e posteriormente incubados por 24-48h a 37ºC.
a) 1º tubo – Controle
b) 2º tubo – banho Maria, 100ºC, 5 min
c) 3º tubo – banho Maria, 100ºC, 20 min
d) 4º tubo – autoclave, 20 min.
Ação de anti-sépticos Demarcamos duas placas de petri com caneta; Placa 1 – Passamos levemente os dedos da mão, após ser lavada com detergente e água e usado o anti-séptico álcool 70%. Placa 2 – Passamos levemente os dedos da mão, após ser lavada com detergente e água e usado o anti-séptico álcool iodado.
RESULTADOS Foi constato que o poder de antisséptico do álcool iodado é maior que o álcool 70%, pois a cultura de álcool iodado só houve o crescimento de 8 colônias. Já a cultura de álcool 70% foi constatado o crescimento de incontáveis colônias.
Placa do antisséptico álcool 70%.
Placa com álcool iodado.