CRESCER OU NÃO CRESCER
Para uma empresa familiar, ou seja, fundada e movida até então por compromissos não só empresariais mas também familiares, a decisão a ser tomada torna-se mais difícil ainda. Em uma empresa, a tomada de decisão não envolve apenas o crescimento e seu desenho estratégico, mas também em que grau este crescimento irá envolver a gestão que vem sendo realizada por parte da família. Muitas vezes, crescer pode significar ter que se trocar componentes desta família, que sempre ocuparam cargos de gestão na empresa, por profissionais contratados diretamente do mercado.
O crescimento de uma empresa na região de Ribeirão Preto, por mais que esta região seja uma das mais ricas do país, está limitado ao tamanho do segmento de mercado em que atua a empresa.
Crescer ou não? Se a decisão é crescer, a dúvida é como!
Se o canal principal de venda dos produtos, comofor o varejo, as vendas dependerão do aumento de demanda local para o seu crescimento. De acordo com o tipo de produto, o aumento de sua demanda não se dará apenas pelo crescimento de consumo per capita, sendo necessária a expansão para além da região, no caso da cidade de Ribeirão Preto, para se buscar a expansão do negócio.
É o caso de sucos prontos para beber. Esses produtos são vendidos quase exclusivamente através do canal varejo.
O mercado de sucos prontos para beber no Brasil tem crescido de forma vertiginosa nos últimos anos. Parece que o consumidor brasileiro descobriu no suco pronto para beber a saída para matar sua sede com saúde. Grandes empresas multinacionais vêm investindo pesado nesse mercado, após o grande sucesso em nosso país da mexicana
Del Valle. A Coca-cola, empresa norte-americana, conhecida mundialmente por vender o refrigerante mais consumido no mundo, adquiriu a Sucos Mais e está apostando nesse novo segmento.
Este texto fala sobre o difícil dilema enfrentado pelos donos da Fazenda São Pedro