CRERES
CRERES (Casa de Recuperação e Reintegração Social), fundada em 1993, sendo uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, voltada para a recuperação de dependentes químicos (drogas lícitas e ilícitas). Localizada no bairro Monte Alegre em Adamantina/SP. Tem por objetivo não só a recuperação física, mas principalmente a busca e reencontro da sua dignidade como ser humano, através do resgate de seus valores espirituais e morais, totalmente abalados durante o percurso do mundo do vício.
Sendo uma Utilidade Pública Municipal, conforme Lei nº 2.673, de 19 de novembro de 1996. Ela é uma organização específica do município, criada devido o olhar atento de um grupo de indivíduos diante da situação de vulnerabilidade em que os dependentes químicos se encontravam, passaram a realizar um trabalho de assistencialismo, cuidando, zelando por eles, a prática que era ocasional se tornou rotineira e o espaço já não comportava mais a quantidade de pessoas.
A entidade que tem capacidade para até 30 (trinta) residente, no momento conta com 10 (dez) atendidos, e passa for uma situação de reforma e adequação complicada, pois apenas a subvenção anual municipal de R$ 7.100,00 não é suficiente, tendo de recorrer a outros métodos que gerem uma renda extra a ela.
Ela é uma entidade que realiza um serviço de reinserção do indivíduo a sociedade, reconstruindo seus valores e a plenitude do seu direito à cidadania. O mesmo chega de forma voluntária, junto de sua família e passa por uma fase de triagem, podendo permanecer na casa do período de 09 a 12 meses. Nesse tempo é faz com que o indivíduo se abstenha do abuso da droga e utilize de práticas que previnam uma possível recaída.
Apesar de ser um trabalho dedicado e sério, muitas vezes é confrontado com o problema de profissionais técnicos que desenvolvam atividades amplas e de grande valia que englobem os atendidos, buscando uma melhor qualidade de vida. Além disso, há a dificuldade do não