Crenças
1 conceito
Até esta altura,sabemos apenas que,quando aumenta o preço de um bem,a quantidade demandada deve cair,coeteris paribus.Ou seja conhecemos apenas a direção,o sentido,mas não a magnitude numérica:isto é,se o preço aumenta em 10%,quanto cairá a quantidade demandada?O conceito de elasticidade fornece essa resposta numérica .
Elasticidade,em sentido genérico,é a alteração percentual em uma variável dada uma variação percentual em outra,coeteris paribus.
Assim,elasticidade é sinônimo de sensibilidade,resposta,reação de uma variável,em face de mudanças em outras variáveis.
Trata-se de um conceito de ampla aplicação em Economia.Vejamos alguns exemplo:
Exemplos da Microeconomia: elasticidade-preço da demanda:é a variação percentual na quantidade demandada,dada a variação percentual no preço do bem,coeteris paribus; * elasticidade-renda da demanda:é a variação percentual na quantidade demandada,dada uma variação percentual na renda,coeteris paribus; * elasticidade-preço cruzada da demanda:é a variação percentual na quantidade demandada,dada a variação percentual no preço de outro bem,coeteris paribus; * elasticidade-preço da oferta:é a variação percentual na quantidade ofertada,dada a variação percentual no preço do bem,coeteris paribus.
Exemplos da Macroeconomia: * elasticidade das exportações em relação á taxa de câmbio:é a variação percentual nas exportações,dada a variação percentual da taxa de câmbio,coeteris paribus; * elasticidade da demanda de moeda em relação a taxa de juros:é a variação percentual da procura de moeda,dada a variação percentual da taxa de juros,coeteris paribus.
Enfim,sempre quando tivermos uma relação entre variáveis em economia,podemos calcular a elasticidade.
2Elasticidade-Preço da Demanda
Conceito
É a variação percentual na quantidade demandada,dada uma variação percentual no preço do bem,coeteris paribus .Mede a sensibilidade,a resposta dos consumidores,quando ocorre uma variação no