Cremalheira
O que é cremalheira?
1.1 Definição
Entende-se por cremalheira um dispositivo mecânico que transforma movimento retilíneo em movimento circular e vice-versa. Esse dispositivo foi inventado por Leonardo da Vinci (15 de Abril de 1452 – 2 de Maio de 1519) e é constituído por uma barra dentada (ou trilho dentado) ajustado a uma roda dentada ou engrenagem.
1.2 Aplicação Prática
São diversas as aplicações possíveis para esse dispositivo. Em geral, são aplicações relacionadas com movimentação e transporte de cargas e pessoas e estão presentes em muitas das atividades cotidianas. O uso, ou aplicação da cremalheira pode ser observado, por exemplo, em brinquedos de parques de diversões (montanha-russa), elevadores para construção civil ou para vencer terrenos com grande inclinação no modal ferroviário, que é o foco dessa pesquisa.
Esses exemplos mostram o sistema “cremalheira” usado como dispositivo de segurança, além de indicar praticidade quanto à transformação de movimentos.
Cabe ressaltar que, antes do uso desse sistema, a maiorias das aplicações referentes à movimentação de cargas ou transportes de pessoas era feita através de cabos de aço. Essa tecnologia não garantia a mesma segurança que a cremalheira ou, para fazê-lo, necessitava de espaço e maiores proporções de seus componentes (em especial os próprios cabos de aço).
No próximo capítulo, abordaremos um desses sistemas com cabo de aço, o chamado sistema “funicular”.
CAPÍTULO II
Tecnologias utilizadas anteriormente para vencer terrenos íngremes
2.1 Sistema funicular
Antes de se utilizar a cremalheira, o principal sistema para movimentação de cargas e transportes de pessoas era o sistema funicular. Sua aplicação no modal hidroviário (auxiliando o embarque e desembarque de navios em canais) data de 1777.
O nome “funicular” tem origem no latim, no diminutivo da palavra funis, que significa “corda”. O diminutivo, em latim, é expresso como funiculus.
2.2 Criação e desenvolvimento
Como mencionado,