Credituro
286 palavras
2 páginas
SUMÁRIORESUMO 04
1. INTRODUÇÃO 05
2. CONTROLADORIA 06
2.1 . CONTROLE INTERNO 07
3. GECON 08
3.1. CONTROLE 08
4. GESTÃO DE RISCOS 09
5. ORGANOGRAMA 13
6. BSC 14
7. CONCLUSÃO 158. BIBLIOGRAFIA 16
RESUMO
Baseado no estudo de caso das empresas Creditudo e Zappin a controladoria moderna nos mostra as grandes vantagens de se fazer umagestão eficiente e eficaz. O modelo GECON (modelo gerencial de administração por resultados econômicos) vem somar e padronizar a viabilidade do case.
Palavras-chave: Planejamento, Controladoria,BSC, GECON
1. INTRODUÇÃO
A controladoria tem papel de grande importância para as melhores tomadas de decisões. Seu papel é medir o desempenho,eficiência e eficácia das áreas envolvidas, fornecer a elas informações da melhor qualidade para a tomada de decisão. É fato que não é uma receita de bolo, onde cada empresa deve ser tratada de maneiradiferente levando em consideração seu perfil e planejamento estratégico. Tendo como base o GECON (modelo gerencial de administração por resultados econômicos)obtém-se uma visão estratégica onde estáatrelado as ferramentas de Balanced Scorecard, governança corporativa, gestão de riscos, entre outras, que transmitirão uma visão além do alcance para a melhor formatação e gestão do projeto.2.CONTROLADORIA
Para Catelli (2007, p. 344),
“a controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada na teoria da contabilidade e numa visão multidisciplinar, éresponsável pelo o estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem,construção e manutenção de sistemas de informações e modelo de gestão econômica,que supram adequadamente asnecessidades informativas dos gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requeridoa tomarem decisões ótimas.”
Conforme Oliveira (2008), a controladoria pode ser considerada