credito e a moeda
A utilização do computador na solução de problemas relacionados às mais diversas áreas está facilitando e agilizando o trabalho de muitas pessoas. Atualmente o conhecimento de técnicas de programação é um requisito importante, principalmente na formação de profissionais relacionados às ciências exatas, como a engenharia por exemplo.
Informalmente, um algoritmo é qualquer procedimento computacional bem definido que tenha algum valor ou conjunto de valores como entrada e produza algum valor ou conjunto de valores como saída. Portanto, um algoritmo é um conjunto de passos computacionais que transformam uma entrada de dados (problema) em saída de dados (solução).
A implementação da solução de um problema em um computador consiste basicamente em dois passos:
Montagem de uma sequência de operações que, quando executadas, produzem um resultado, que é a solução do problema (algoritmo);
Transformação da sequência acima em uma linguagem executável por um computador (linguagem de programação).
O algoritmo é um conjunto de passos para executar uma tarefa. A formulação de um algoritmo pode ser descrita como um texto contendo instruções que serão executadas em uma ordem determinada.
Na computação um algoritmo é uma sequência precisa que pode ser utilizada por um computador para a solução de um problema. O algoritmo é composto por um conjunto finito de passos, cada um requerendo uma ou mais instruções. Cada uma destas instruções, também chamadas de operações, deve ser perfeitamente definida e clara, brevemente aprenderemos então alguns passos para o desenvolvimento de um algoritmo.
CAPITULO II
2.1 - DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS
Recomenda-se que os algoritmos sejam estruturados partindo-se de uma descrição geral e que, gradativamente, sejam acrescentadas particularidades e detalhes à solução do problema. Esta técnica é chamada refinamentos sucessivos, construção hierárquica ou desenvolvimento topdown (de cima para baixo).
Exemplo: Efetuar a