Credibilidade da Propaganda
Yasmin A. Rennó
RESUMO A principal meta desse artigo é mostrar os efeitos da propaganda nos consumidores. Esse estudo fala sobre a credibilidade dos anúncios, mais especificadamente sobre as estratégias usadas pelos publicitários para gerar maior credulidade nos consumidores como o uso do endossante (também conhecido como aquele que incorpora o discurso do anunciante ou porta-voz) correto para determinado tipo de mensagem. Diante desse tema, o ceticismo dos consumidores em relação a propaganda também é abordado para tentar explicar o grau de persuasão das mensagens, que dependendo do seu nível acaba gerando o objeto desse estudo: a credibilidade, ou como muito vai ser visto, a falta dela nos anúncios publicitários.
PALAVRAS-CHAVE
Credibilidade; Propaganda; Mensagem; Ceticismo; Endossante.
INTRODUÇÃO A palavra credibilidade, segundo o dicionário Aurélio, é definida como “qualidade do que é crível” ou ainda como característica de quem consegue ou de quem conquista a confiança de alguém”. Esse termo é bastante discutido no campo da comunicação, pois devido ao bombardeio de mensagens, o consumidor vem se tornando cada vez mais cético, fato esse que se tornou consequência da falta de credibilidade atribuída as propagandas. Nesse contexto, credibilidade se refere ao quanto a fonte é percebida como confiável ou se o consumidor a percebe como tendo um conhecimento específico em determinado assunto. Esses dois pontos geram confiança no endossante por parte do receptor da mensagem, que é levado a crer na honestidade da fonte, sendo assim mais facilmente persuadido.
1. Credibilidade
Em tempos de oferta maior que a demanda, empresas disputam seus clientes lado a lado e devido a isso, a hora da decisão de compra acaba sendo a mais difícil.
Levando em conta quantas mensagens comerciais uma pessoa recebe em um único dia, os consumidores deixaram de ter uma atitude positiva em relação aos anúncios. Esse sentimento