Crea-engenharia
ENGENHARIA CIVIL 1°PERÍODO
LUCAS PORTO DE SÁ VAZ
CREA E A ENGENHARIA CIVIL
ENCANTO E DESENCANTO
São Luís
2012
O CREA(Conselho regional de engenharia e agronomia) é o órgão de fiscalização, de controle, de orientação e de aprimoramento do exercício a das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no território de sua jurisdição.
Cabe a ele a fiscalização de obras realizadas por engenheiros e agrônomos, o controle das atividades exercidas no ramo da engenharia, o engenheiro quando se forma recebe a carteira do CREA, documento que lhe permite exercer a profissão de engenheiro, para a manutenção do órgão, todos os associados pagam uma taxa anual.
Os CREAS foram instituídos no governo de Getúlio Vargas em 1933. São entidades pertencentes à esfera estadual e constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), sendo responsáveis pela fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica em âmbito regional.
O CREA exerce o papel de primeira e segunda instância, verificando, orientando e fiscalizando o exercício profissional com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA, visando a ser reconhecido pelos profissionais do sistema e pela sociedade como instituição de excelência (?) por sua atuação ágil, íntegra e eficiente, através de competente atendimento aos profissionais e à sociedade, participação e comprometimento com os resultados organizacionais e de capacitação técnica.
São Luís
2012
ENCANTO E DESENCANTO
Engenharia Civil é um dos cursos mais almejados pelos estudantes pré-universitários brasileiros, com o crescimento econômico do país a área de atuação do engenheiro civil logo ascendeu gerando um aquecimento no mercado e a supervalorização da mão de obra.
A profissão é encantadora pelo fato de estar