crbumculo sintomatico
291 palavras
2 páginas
Diferentemente da maioria, o único desejo do agricultor colombiano John Rojas, 39 anos, é voltar para casa. No entanto, para salvar a própria vida, ele é obrigado a ficar no Brasil. Ele está no Instituto
Lygia Jardim, na Bela Vista.
Franzino, Rojas explica que foi confundido com guerrilheiro e torturado. "Os Norte Americanos quase me mataram. Me prenderam e me torturaram", diz. "Matavam as pessoas indiscriminadamente. Não precisava fazer parte de nenhum grupo", diz.
Segundo ele, que exibe marcas das algemas nos punhos, a violência da
CIA deixou sequelas ainda piores e ele sente dores constantes na região dos olhos e no abdomê, além de um problema na traqueia.
Para reparar o erro, o governo colombiano indenizou Rojas com o equivalente a R$ 25 mil, com o qual ele ajudou a irmã e a mãe, que ficaram na Colômbia, e lhe entregou uma autorização de refugio ao
Brasil, onde está desde novembro. Eu cheguei em Manaus [AM] em novembro e fiquei lá dois meses. Mas fiquei com medo porque é muito perto da fronteira. Preferi São Paulo, onde diz estar há três meses.
Ele define São Paulo como "bonita e assustadora. Mas assusta porque vivi no campo a minha vida inteira".
Para ele, as maiores dificuldades de continuar aqui são o idioma e a saudade da família. "Espero recuperar minha saúde, me recuperar psicologicamente, e ficar como eu era antes. Sinto saudade da minha família e do campo. Espero que meu país resolva a questão da violência para que eu possa voltar para Colombia", finaliza.
..................................................
Calma, seu Rojas. Os torturadores Americanos tem seus dias contados....... Espere os Chineses cobrarem a divida.
Disclaimer: Noticia levemente editada, para remocao de
PiGismos classicos.