cravos
25 de Abril de 1974
Índice
Causas e antecedente da revolução ………………………………………….3
O momento da revolução ………………………………………………………..4
O período pós-revolução …………………….…………………………………...6
Web grafia ………………...………………………………………………………….8
Causas e antecedentes da revolução
Portugal encontrava-se em regime de ditadura (Estado Novo). Inicialmente, tinha como presidente António de Oliveira Salazar que esteve no poder durante 36 anos (desde 1932 até 1968, ano da sua morte), depois, quem o sucedeu foi Marcello Caetano que manteve os ideais salazaristas.
Durante este regime, Portugal viveu na censura e no medo causado pela PIDE, não tendo direito à liberdade de expressão. As pessoas eram perseguidas, presas e, por vezes, torturadas até a morte. Não se realizavam eleições livres nem era permitido a formação de partidos políticos. Foi criada a Legião Portuguesa - uma organização militarizada que defendia o regime contra a “ameaça comunista” - e também todos os jovens dos 7 aos 14 anos eram ensinados a desenvolver o espírito de obediência ao estado novo e o culto do dever militar, fazendo parte da Organização Nacional Mocidade Portuguesa.
Nesta época os portugueses viviam muito mal. A maioria da população era analfabeta, não tinha condições de vida dignas, as habitações estavam degradadas e sem quase nenhuma iluminação. As condições de trabalho eram más e para além disso as crianças também eram forçadas a trabalhar.
Devido a este cenário instalado em Portugal, muita gente decidiu emigrar para outros países.
O que também contribuiu para um clima de descontentamento entre os militares e a população foi a guerra colonial. Até a década de 60 as colónias portuguesas estavam dependentes de Lisboa, o que revoltou os povos dessas colónias. No ano de 1961 surgem ataques em Angola a guerrilheiros portugueses, estes pequenos ataques transformaram-se numa grande guerra que acabou por se estender para