Crash, ficha de trabalho
O filme
Jean Cabot é a rica e mimada esposa de um promotor, numa cidade no sul da Califórnia, que vê o seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que provoca a aproximação de habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um polícia veterano racista, um detective negro e o seu irmão traficante de drogas, um director de cinema bem-sucedido e a sua esposa e um imigrante iraniano e a sua filha.
Curiosidades
A estética de Crash, no Limite mostra bem as opções que o cinema americano tomou no início dos anos 2000: fotografia com aspectos sombrios, banda sonora quase hipnotizante e um roteiro que “costura” várias histórias, de várias personagens, sem que haja uma solução comum a todas.
Outra característica desse tipo de roteiro é a profundidade psicológica dos personagens. Um dos primeiros e mais influentes cineastas a usar esse tipo de abordagem foi Robert Altman (1925-2006) em Short Cuts, de 1993.
Tarefas:
1. Elabore a ficha técnica do filme.
2. Justifique o título do filme.
3. Identifique 4 situações de colisão/conflito (crash) entre diferentes personagens.
4. Faça um breve resumo do filme.
5. Apresente a sua opinião fundamentada sobre o filme.
6. Elabore um pequeno texto, em que, tendo em atenção o filme que viu, aborde os seguintes conceitos: valores, racismo, xenofobia, igualdade, diversidade de culturas, tolerância/intolerância.
Bom trabalho! Professora: Jani Teixeira
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário