Crase
Como saber se devemos ou não empregar a crase? Esse é o maior questionamento de todo mundo que escreve, que estuda Gramática Enem e que irá fazer a prova este ano, não é?
Uma dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase. Mas o que é crase?
Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à. Importante: a crase não é o acento, é o processo de junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. O acento chama-se acento grave marcador de crase.
Para você se dar muito bem Gramática Enem neste ano, fique atento e assista a seguinte aula do Professor Fábio D’Ávila, do AulaLivre.Net. A aula é bem bacana e te dá superdicas de como não errar mais em crase.
Você deve se ligar nos seguintes pontos, muito importantes quando o assunto é crase, em Gramática Enem.
1) Nunca existirá crase antes de:
Palavras masculinas
Verbos
Entre palavras repetidas (dia-a-dia) antes de artigos indefinidos (um, umas, uns, umas) antes de palavras no plural se o “a” estiver no singular antes de numeral cardinal (exceto se indicarem hora)
2) Sempre ocorrerá crase:
Antes de locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas: às vezes, à toa, à esquerda, à noite .. antes de numeral cardinal indicando hora
3) Pode ou não ocorrer crase
- Antes de nomes de cidades, lugares, países, etc.
Exercicios
1. Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo?
a) Minhas idéias são semelhantes às suas.
b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz
c) Dei um presente à Mariana.
d) Fizemos alusão à mesma teoria.
e) Cortou o cabelo à Gal Costa.
2. "O pobre