Cras
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Diagnóstico Organizacional é o processo analítico inicial que visa identificar e medir as variáveis, situações e relações relevantes para apoiar a condução de ações mais eficazes de mudança e intervenção na organização. Um bom diagnóstico poderá evitar ações precipitadas que podem acarretar dissabores no sistema organizacional (GONÇALVES; MEIRELLES, 2004, p. 177).
O diagnóstico organizacional, segundo Gonçalves e Meirelles (2004), pressupõe o planejamento de estratégias para efetivação de melhorias no ambiente da organização. Quando o diagnóstico é elaborado, considerando a realidade na qual a organização se insere - suas características, recursos disponíveis, pontos fortes e fracos, bem como limitações e potencialidades -, estreita a possibilidade do desenvolvimento e implantação de intervenções mais pertinentes e necessárias.
O diagnóstico corresponde a uma ‘radiografia’ da organização, que procura conhecer informações sobre o conjunto de fatores externos, organizacionais e individuais que constituem o ambiente observado. São objetivos do Diagnóstico Organizacional:
a) Tomar medidas corretivas se a empresa estiver numa situação crítica – quando a empresa encontra-se em uma situação crítica (alto custo de produção, má qualidade do produto, insatisfação do pessoal, posição financeira inadequada), antes de se tomarem medidas para resolvê-la, cabe analisar com profundidade as causas reais de tais problemas visando preparar-se para uma reformulação; b) Facilitar o crescimento da empresa se ela está em expansão – quando uma empresa está em fase de expansão deve-se verificar se está sendo feita desordenadamente, se há falta de controle, se as previsões são reais, se o planejamento é adequado. Um crescimento desordenado causa problemas graves que uma análise preventiva pode eliminar; c) Controlar