Cras - visita
JULIANA PEREIRA CUSTÓDIO
OBSERVAÇÃO ORIENTADA: CRAS
ARAÇATUBA
2011
UNIVERSIDADE PAULISTA
OBSERVAÇÃO ORIENTADA: CRAS
Trabalho de campo realizado no
CRAS da cidade de Guararapes.
ARAÇATUBA
2011
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
O Centro de Referência de Assistência Social CRAS – é uma unidade pública estatal de base territorial, cujos preceitos encontram-se na Política Nacional de Assistência Social, na qual estão definidas várias frentes de ações. Incluído na Proteção Social Básica, que se refere à assistência em meio aberto a todos os segmentos por ações de natureza emancipatória, presta serviços de apoio sócio assistencial, acompanhamentos, encaminhamento, orientação sócio familiar, além de realizar outras atividades que promovam e fortaleçam os vínculos familiares e comunitário, responsável pela organização e oferta de serviços continuados de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidades e risco social dos municípios. OBJETIVO DO SUAS
O SUAS tem como objetivo identificar os problemas sociais na ponta do processo ampliando a eficiência dos recursos financeiros e da cobertura social. Pretende-se como modelo democrático descentralizado com a missão de ampliar a rede de assistência social do Município, do Estado e da União, articulando as demais políticas públicas setoriais e mobilizando todos os equipamentos disponíveis nas regiões de sua implantação.
Caracteriza-se como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social básica da assistência social. Responsável por prestar serviços de atendimento às famílias vulneráveis em função de pobreza e de outros fatores de risco e exclusão social.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O horário de funcionamento desta Instituição é das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às