cras- saude coletiva
ANOMALIAS OU DEFORMIDADES CRANIOFACIAIS
O conceito de anomalia craniofacial é amplo e engloba qualquer alteração que acomete as regiões do crânio e, ou, da face. Elas podem ser congênitas (presentes ao nascimento) ou adquiridas (após acidentes, traumas após o nascimento); isoladas (somente um tipo de alteração) ou múltiplas (mais que uma alteração) e de etiologia genética ou não.
Entre as anomalias craniofaciais destacam-se fissuras labiopalatais, fissuras palatais, craniossinostoses, holoprosencefalia, defeitos otomandibulares e de fechamento do tubo neural que afetam o pólo cefálico, além de quadros sindrômicos que afetam vários sistemas.
FISSURA LABIOPALATAL OU FISSURA PALATAL
A fissura labiopalatal (fissura de lábio, conhecida porpularmente como "lábio leporino" e fissura de palato, como "goela de lobo") é uma das anomalias craniofaciais mais frequentes na população. Ocorre em cerca de 1 a 2 casos em cada 1000 nascimentos em todo o mundo.
O que é fissura ou fenda?
Fissura ou fenda é uma abertura em uma estrutura corporal e é resultado do fechamento incompleto de uma estrutura específica durante o desenvolvimento. Fissuras que ocorrem no lábio e palato (céu da boca) são chamadas de fissuras orofaciais.
Existem dois tipos principais de fissuras orofaciais: fissura labial com ou sem acometimento do palato (fissura labiopalatal) e fissura palatal.
Qual o momento para a criança ser submetida às cirurgias de lábio e de palato (céu da boca)?
A primeira cirurgia de lábio (chamada de queiloplastia) é feita entre 3 e 6 meses e a de palato, entre 12 e 18 meses. A época ideal depende, em geral, de condições clínicas da criança, de aspectos morfológicos e funcionais.
Como a fissura se manifesta na criança?
A fissura pode variar na sua gravidade. Em pessoas com fissura labiopalatal a fenda pode estar somente no lábio ou afetar lábio e gengiva ou lábio, gengiva e céu da boca. Algumas vezes somente observamos um