Craniotomia
Definição:
A craniotomia é uma abertura cirúrgica do crânio, com o objetivo de se obter acesso às meninges ou à massa encefálica.
A craniotomia é um Procedimento médico que permite o acesso ao cérebro através do crânio. O cabelo é raspado, faz-se uma incisão no escalpo e abre-se um orifício na calota craniana, com uma broca especial, removendo-se um pequeno pedaço de osso, enquanto o cérebro é operado. Após a operação, esse pedaço de osso é recolocado no lugar e o escalpo é suturado.
Fisiologia: Anatomia e fisiologia do crânio e seus órgãos e estruturas internas
Cobrindo o crânio está o couro cabeludo, que é repleto de vasos sangüíneos e possui, abaixo de si, entre os ossos do crânio e ele próprio, vários músculos e aponeuroses (membrana de constituição semelhante aos músculos). Tanto a parte mais externa dos ossos do crânio (chamada de periósteo), como estes músculos e aponeuroses que o cobrem, e os próprios vasos sangüíneos e o couro cabeludo, podem ser afetados por várias situações que provocarão dor de cabeça. Do crânio para dentro, há o cérebro, as membranas que o cobrem, chamadas de meninges, vasos sangüíneos dentro e em volta (abaixo e acima) do cérebro, sangue e o líquido que envolve todo o cérebro, chamado de líquor ou líquido céfalo-raquidiano. Logo, quaisquer situações que provoquem alterações em alguma destas estruturas podem levar à dor de cabeça.
Causas: * Tumores cerebrais * Sangramento (hemorragia) ou coágulos de sangue resultantes de lesões (hematomas subdurais ou epidurais) * Fraqueza nos vasos sangüíneos (aneurismas cerebrais) * Dano aos tecidos que cobrem o cérebro (dura máter) * Bolsas de infecção no cérebro (abscessos cerebrais) * Dor intensa, facial ou dos nervos ,neuralgia do trigêmeo ou tiques dolorosos (é uma dor associada ao nervo da face chamado originalmente no quinto par de nervos cranianos,um em cada lado da face) * Epilepsia
Exames exigidos:
A maioria dos exames