cramps
As Amígdalas Cerebelosas, tem a forma de duas pequenas porções de amêndoas, são formadas por grupos de neurónios que, juntos, formam uma massa com a forma de uma esfera, de cor cinzenta, com cerca de dois centímetros de diâmetro.
Localização
Esta Amígdala encontra-se no pólo temporal do hemisfério cerebral, situada dentro da região antero-inferior do lobo temporal cerebral, intercepta-se com o hipocampo, os núcleos septais, a área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo. São estas conexões que garantem o seu importante desempenho na intervenção e controlo das actividades emocionais como a amizade, o amor e a afeição, o humor e, principalmente, nos estados de medo e de agressividade.
Função
Tem a importante função de aquisição das informações de perigo e na produção de uma resposta ás emoções negativas, ou seja, é um processamento, elaboração e produção de respostas aos agentes exteriores, logo a Amígdala é fundamental para a auto-preservação, por ser o centro identificador do perigo, criando o medo e a ansiedade e colocando o animal ou Homem, pronto para agir, fugir ou lutar
A destruição experimental das amígdalas, torna o ser vivo dócil, sexualmente indiscriminativo, afectivamente descaracterizado e indiferente às situações de risco e leva à perda do sentido afectivo da percepção de estímulos vindos do exterior, como a visão de uma pessoa conhecida, estes sabem quem estão a ver mas não sabem se gostam ou não da pessoa em questão.
Significado
Esta região do cérebro faz parte do sistema límbico, a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais, e é um importante centro regulador do comportamento sexual, dos sentimentos e da agressividade, esta é a massa que nos permite saber o conteúdo emocional das nossas memórias. Resumidamente, a amígdala é quem controla, no cérebro, o comportamento sexual, social, e emoções.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%ADgdala_cerebelosa