Crack
Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína.
A história do crack está diretamente relacionada com um contexto recreativo. A cocaína era uma droga cara, apelidada de "a droga dos ricos". Esse foi o principal motivo para a criação de uma "cocaína mais acessível".
De fato, a partir da década de 1970, começou-se a misturar a cocaína com outros produtos e conforme outros métodos. Foi assim que surgiu o crack, obtido por meio do aquecimento de uma mistura de cocaína, água e bicarbonato de sódio. Na década de 1980, o crackse tornou grandemente popular, principalmente entre as camadas mais pobres dos Estados Unidos.
Muitas vezes o primeiro consumo de drogas acontece para satisfazer amigos de grupos, para impressionar uma namoradinha, para se sentir mais adulto. Outro fator importante é o valor que nossa sociedade dá às drogas. Aqui no Brasil pelo menos, as propagandas de cigarro e álcool passam sempre a mensagem de que se você usar esses produtos vai se tornar importante, sensual, as mulheres vão lhe desejar, você se tornará o máximo. Vivemos em um mundo que associa a felicidade ao consumo de bens materiais, ao prazer imediato. Efeitos