Crack: é possivel vencer
ENFRENTAR AS DROGAS. COMPROMISSO DE TODOS.
CRACK, É POSSÍVEL VENCER.
O uso de drogas é uma realidade em muitos países e está relacionado a um conjunto de fatores culturais, históricos, econômicos e sociais. A questão exige uma abordagem abrangente, que considere sua complexidade e a realização de ações articuladas, contemplando a prevenção do uso, o enfrentamento ao tráfico de drogas e, sobretudo, o cuidado ao usuário. É nessa perspectiva que o Governo Federal integra suas diversas políticas públicas e chama a sociedade para se unir em torno do desafio de resgatar usuários e dependentes e conscientizar a população sobre os perigos do uso das drogas. As ações serão desenvolvidas em parceria com os estados e municípios, com compartilhamento de compromissos e responsabilidades. No Governo Federal, essas estratégias serão coordenadas pelos ministérios da Saúde e da Justiça, com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação, e terão como diretrizes:
- Desenvolvimento de ações específicas para as diferentes necessidades dos usuários nas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública; - Monitoramento intensivo das ações para acompanhamento da sua execução, incluindo a realização de pesquisas e desenvolvimento de novos indicadores. As estratégias estão organizadas nos eixos Prevenção, Cuidado e Autoridade, e têm como principais objetivos: - Prevenção do uso de drogas com ações de educação, disseminação da informação e capacitação; - Ampliação da oferta e qualificação de serviços de saúde para tratamento e atenção aos usuários e seus familiares; - Enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado e promoção de espaços urbanos seguros, com policiamento ostensivo em locais de concentração de uso do crack.
PREVENÇÃO
A prevenção do uso de crack e outras drogas contará com a atuação de todos: família, profissionais, gestores e lideranças. Por este motivo, o plano ofertará capacitações voltadas aos estados e