Cr Ton Jacobinensis

422 palavras 2 páginas
Cróton jacobinensis.

O gênero Cróton um dos mais importantes da flora nordestina possui mais de 1.300 espécies de abrangência a todas as regiões tropicais. As espécies de Cróton são normalmente aromáticas e produtoras de óleos essenciais. São largamente empregadas na medicina popular, por isso, despertam interesses em virtude de suas atividades biológicas e compostos naturais bioativos. Cróton jacobinensis é conhecido popularmente como “marmeleiro branco” ou “velame de orelha”. Vários métodos são utilizados para determinar a atividade antioxidante em extratos, óleos essenciais e substâncias isoladas.
O feijão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e também um dos mais nutritivos, e acaba sendo uma rica fonte de proteínas, ferro, potássio e vitaminas do complexo B. De vários componentes presentes no feijão os compostos fenólicos se destacam ,pois, devido ao poder antioxidante, diminuem os ricos de câncer e doenças degenerativas.
Dentre as pragas que atacam grãos de feijão durante o armazenamento, destacam-se o gorgulho-do-feijão, Callosobruchus maculatus F., 1775 (Coleoptera: Bruchidae) (Sousa et al., 2005). O seu ataque inicia-se no campo, antes da colheita e intensifica-se no produto armazenado. O inseto é prejudicial, não somente no sentido de reduzir o peso dos grãos (Oliveira et al., 1984), mas provocando também uma redução do valor nutritivo, uma queda do poder germinativo da semente e abrindo portas de entrada para patógenos (Santos & Vieira, 1971).
O controle de pragas utilizando plantas inseticidas não é recente e vem desde a Idade Antiga, sendo uma prática que persiste até hoje. Entre as décadas de 50 e 70, ocorreu um grande avanço na síntese orgânica de produtos com atividade inseticida (Lagumes & Rodriguez, 1992; Viegas Jr, 2003). Em vista da preocupação em relação aos efeitos colaterais de agrotóxicos para o controle de pragas, novas táticas de controle alternativo vêm surgindo, principalmente envolvendo o uso de inseticidas de origem

Relacionados