cpol
Cap1- Uma discussão celebre
EM HERÓDOTO, três formas de governo.
Democracia – “de muitos” – Otanes
Era contra o governo de um monarca, pois a posse de grandes riquezas gera prepotência e inveja. Alimentando a maldade. O poder na mao do povo seria mais justo. Todas as decisões passariam por voto popular.
Aristocracia – “de poucos” – Megabises
O poder seria entregue a um grupo de homens, os melhores. Segundo ele, “É natural que os melhores homens tomem as melhores decisões”.
Monarquia – “de um” – Dario
O melhor governaria. Numa aristocracia, todos querem ser superiores, levando a uma monarquia. “O que prova que esta é a melhor forma de governo”.
EM ARISTÓTELES, Toda forma de governo teria um lado bom e um ruim (prós e contras).
Monarquia + - Aristocracia + - Democracia + -
Cap2 – A utopia platônica.
Teoria das quatro formas de governo. Timocracia – Governo de guerreiros (Esparta). O homem timocratico recebeu educação perfeita para guerrear; Ele aspira ao comando pelo seu talento militar e não pelas palavras Oligarquia – “de poucos” Governos pleno de infinitas dificuldades. O homem oligárquico inclina-se a acumular dinheiro, abrindo mão de algumas virtudes e princípios. Democracia – Segundo Platao, é uma forma de bagunça, porque todos são livres e podem fazer o que querem, ferindo o espaço do próximo. Tirania – O papel do monarca prepotente e ambicioso. A riqueza do homem se transforma em avareza, ostentação disputadora de bem, que leva à inveja e à revolta dos pobres.
Há a monarquia real e a tirania, oligarquia e aristocracia, democracia + e -
Cap3 – Aristóteles.
Teoria das seis formas de governo, sendo três positivas e outras três correspondentes negativas. Monarquia – Forma boa monárquica, reino proposto a fazer o bem publico. Tirania – Forma má, governo exercido em favor do monarca. Aristocracia – Forma boa de governo dos poucos, visando o bem comum. Oligarquia – Forma