CPMG quimica
EVILLY, GEOVANNA, ISABELLY E MARCELA.
COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS
VOC’s POLUENTES PERIGOSOS
Rio Verde
2015
Definição
Os compostos orgânicos voláteis, também conhecidos pela sigla VOC’s, podem ser definidos como todos os compostos contendo carbono de baixo peso molecular e que participam de reações fotoquímicas na atmosfera, sua temperatura de evaporação está entre 50 e 260 ºC, como por exemplo, o diclorometano (T. E. = 41 ºC). (1-2)
Os COVs contem hidrocarbonetos saturados e insaturados, e oxigenados, como ácidos carboxílicos, aldeídos, cetonas, éteres, ésteres e álcoois. (Santos, 2014) Eles (COVs) são de fontes antropogênicas e fontes biogênicas. As fontes biogênicas são as plantas, emissões metabólicas, que produzem e liberam metano. As fontes antropogênicas sãos os armazenamentos, o transporte de combustíveis, uso de solventes a evaporação de COVs vindo de construções. (Aquino, 2006 et al). (3)
Na química e física, o termo volatilidade se refere a uma grandeza que está ligada à facilidade de uma substância passar da fase líquida à fase vapor. A facilidade depende do referencial; por isso, a volatilidade é sempre relativa: levar em conta duas substâncias, sendo uma a substância "referencial". (4)
As fontes fixas de COV's são a evaporação de solventes orgânicos. Vários setores contribuem para a emissão dos COVs como as indústrias químicas, os automóveis, a agricultura e a indústria do petróleo e suas atividades de armazenagem. (5-9)
Benefícios e riscos a saúde humana e ao meio ambiente
Os compostos orgânicos são substancias importantes no nosso cotidiano e podem ser usadas para nos beneficiar, pois como faríamos sem eles: a gasolina, querosene, produtos de limpeza seca, produtos industriais, dentre diversas coisas nas quais usamos no dia a dia? (6)
No entanto, estes mesmos compostos orgânicos voláteis, trazem riscos para a saúde humana, alguns desses compostos são tóxicos e carcinogênicos, portanto