“Cpf” privado para internet – os públicos estão acabando
Pâmela Dias Carvalho*
RESUMO:
O presente artigo, com o intuito de acrescentar conhecimento aos que lerem, vem discorrer a respeito do uso de IP’s privados (Internet Protocol) como solução para a, já questionável, falta de IP’s públicos em um futuro próximo, pois os IP’s, apesar de numerosos, não são ilimitados. Em virtude da crescente demanda de computadores e o fato de que as empresas optam por IP’s públicos, este artigo mostra os possíveis caminhos para o uso dos IP’s privados nas empresas, visando diminuir a demanda por uso de IP’s públicos.
PALAVRAS-CHAVE: IP’s privados. IP’s públicos. RFC 1597.
INTRODUÇÃO
Os IP’s (Internet Protocol – Protocolo da Internet) são um conjunto de números que permite a comunicação de um computador com a Internet, sendo este transformado em um endereço, através do DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio). Mas, como o IP é um conjunto de números, que possui um limite devido a quantidade de Bits que o mesmo suporta, existe uma quantidade de números possíveis para a construção de IP’s. A grande demanda de computadores cresce a cada dia, e, cada computador que se conecta a Internet, em geral busca por um número único de IP. Uma possível solução para esse problema é a utilização de IP’s privados, que pode ser usado por um grupo de pessoas, enxugando assim a quantidade grande de IP’s que seria usada, caso todos fossem públicos. A pesquisa realizada, através da analise de artigos encontrados na internet e livros, busca encontrar uma possível solução para a problemática exposta, mostrando outros caminhos na utilização de IP’s bem como a possibilidade do uso de um IP com quantidades maiores de caracteres.
ABORDAGEM DO TEMA DE DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS
O IP é um protocolo de comunicação de dados entre duas máquinas. Os dados numa rede IP são enviados em blocos referidos como ficheiros (os termos