cpccontabil

2494 palavras 10 páginas
Resumo

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 46
Mensuração do Valor Justo
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 13 (IASB - BV 2012)
O valor justo é baseado em mercado , e não é específico da entidade. Quando um preço para o ativo ou passivo idêntico não for observável , a entidade utiliza outra técnica de avaliação. Por ser uma mensuração baseada em mercado o valor justo é mensurado utilizando premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou passivo,incluindo premissas sobre risco.
A definição de valor justo se concentra em ativos e passivos, que são um dos principais objetos da mensuração contábil.
Uma mensuração do valor justo presume que a transação para venda do ativo ou a transferência do passivo na data de mensuração sob condições atuais de mercado.
A transição para venda do ativo ou transferência do passivo ocorre: no mercado principal para o ativo ou o passivo; ou na ausência de um mercado principal , no mercado mais vantajoso para o ativo ou o passivo.
A entidade deverá levar em consideração todas as informações que estejam disponíveis. Presume-se que o mercado no qual a entidade normalmente realizaria uma transação para a venda do ativo ou para a transferência do passivo seja o mercado principal ou, na ausência de um mercado principal , o mercado mais vantajoso.
Se houver um mercado principal para o ativo ou passivo, a mensuração do valor justo representará o preço nesse mercado.
A entidade deve ter acesso ao mercado principal na data de mensuração.O mercado principal para o mesmo ativo ou passivo pode ser diferente para diferentes entidades.
Uma entidade não precisa ser capaz de vender o ativo específico ou transferir o ativo específico na data da mensaração para que possa mensurar o valor justo com base no preço desse mercado.
Ainda que não haja nenhum mercado observável para o fornecimento

Relacionados