cpc02
Efeito das mudanças e nas taxas de câmbio e conversão das demonstrações contábeis.
Ana Cláudia Serrão
CTB04MA
Manaus
Introdução
O CPC 02 - Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis discorre sobre três principais fatores: a contabilização de transações e saldos em moedas estrangeiras; a conversão de resultados e posição financeira de operações no exterior; e a conversão de resultados e posição financeira de uma entidade para uma moeda de apresentação.
Há duas situações na qual uma entidade mantém atividades em moeda estrangeira: possuir transações em moeda estrangeira ou possuir operações no exterior. Além disso, há a situação na qual a entidade deve apresentar suas demonstrações contábeis em moeda estrangeira.
1. Objetivo
O objetivo desta norma está relacionado a como inserir operações realizadas com moedas estrangeiras nas demonstrações contábeis, bem como instruir em converter as demonstrações em moeda de apresentação.
Principais pontos envolvem quais taxas de câmbio devem ser usadas e como reportar os efeitos das mudanças nas taxas de câmbio nas dc’s.
2. Alcance
Na baixa de entidade no exterior, o montante acumulado de variações cambiais relacionadas a essa entidade no exterior, reconhecido em outros resultados abrangentes e registrado no patrimônio líquido na conta ajustes acumulados de conversão, deve ser transferido do patrimônio líquido para a demonstração do resultado.
A variação cambial de itens monetários classificados como parte do investimento líquido em entidades no exterior é classificado no patrimônio líquido do Grupo, na conta ajustes acumulados de conversão. Ocorrendo o pagamento desses empréstimos, antes considerado como improvável, a entidade poderá tratar esse pagamento como uma baixa parcial. Nesta situação a norma não é clara se tal evento gera reclassificação dos montantes reconhecidos em ajustes acumulados de