Cpc 29
Referência Bibliográfica: Artigo - Processo de convergência ás normas internacionais de contabilidade: uma análise dos requisitos de divulgação do CPC 29.
RESUMO DO ARTIGO
O artigo tem como objetivo analisar as informações geradas pelas empresas do setor do agronegócio. Considerando de forma minuciosa os itens de divulgação e empresas de capital aberto e fechado. Esse artigo é resultado de uma pesquisa baseada na analise de conteúdo das demonstrações contábeis, com foco nos requisitos de divulgação do CPC 29.
A Contabilidade passou por constantes transformações nos últimos anos, essas inovações também atingiram o campo da agropecuária, que passou a ser controlada, no que se refere à contabilidade, pelo IAS 41 Agriculture , que tem como seu correspondente nacional no CPC 29 Ativo Biológico e Produto Agrícola. O setor de agronegócio não tinha por obrigação emitir relatórios contábeis, a contabilidade era usada especificamente para fins fiscais.Mas análises levaram a crer que a contabilidade podem ajudar na avaliação do patrimônio e do desempenho das companhias agrícolas, outra mudança significativa foi a substituição do custo histórico pelo valor justo, mudanças que geraram polêmicas e foram ampliadas pelas peculiaridades dos ativos biológicos.
O propósito todo dessa pesquisa é concluir se as diretrizes impostas pelo CPC 29 – Ativos biológicos foram aderidos pelas empresas de capital aberto e fechado do setor agropecuário. Para isso realizou-se uma pesquisa, analisando as informações apresentadas pelas companhias sobre os ativos biológicos, analisados no tocante ao campo da contabilidade do agronegócio.
O resultado da pesquisa relatado nesse artigo nos permite concluir que grande parte do setor optou por valor justo, porém sem divulgar a metodologia aplicada, o que prejudica a análise comparativa das demonstrações contábeis. A exposição dos tipos de ativos biológicos e a combinação das mudanças no valor contábil foram feitas pela