cpc 26 resumido
Apresentação das demonstrações contábeis
Gabriel Rabelo
Luciano Rosa
Professores Gabriel Rabelo e Luciano Rosa
Contabilidade Avançada para a CVM
Apresentação das demonstrações contábeis – CPC 26
1. Edital da CVM
3. Apresentação das Demonstrações Financeiras: Objetivos e considerações gerais sobre as demonstrações financeiras. Conteúdo e estrutura das Demonstrações Financeiras. Critérios de divulgação.
Estudaremos para tanto o CPC 26.
2. Objetivo e financeiras. considerações
gerais
sobre
as
demonstrações
O objetivo do CPC 26 é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.
As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.
As
demonstrações contábeis devem representar apropriadamente a posição financeira e patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade. Para apresentação adequada, é necessária a representação confiável dos efeitos das transações, outros eventos e condições de acordo com as definições e critérios de reconhecimento para ativos, passivos, receitas e despesas como estabelecidos na
Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das
Demonstrações Contábeis (item 15).
A entidade cujas demonstrações contábeis estão em