cpc 12
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CPC 12 – AJUSTE A VALOR PRESENTE
MACEIÓ – AL
2014
EQUIPE:
EMANUELLA MOTA BUENO
CICERA
ANDERSON
JOSIEL
CPC 12 – AJUSTE A VALOR PRESENTE
MACEIÓ – AL
2014
CPC 12 – AJUSTE A VALOR PRESENTE
1.INTRODUÇÃO;2. TEORIA DA EVIDENCIAÇÃO OBRIGATÓRIA;3. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AVP ; 3.1.PRINCIPAIS PONTOS DO PRONUNCIAMENTO 4.CONSIDERAÇÕES FINAIS; 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
1.INTRODUÇÃO
Como é sabido a partir da Lei 11.638/07, com o intuito de convergir as normas brasileiras de contabilidade ao padrão contábil internacional (IFRS), foram emitidos diversos pronunciamentos técnicos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que posteriormente foram aprovados pelos órgãos reguladores, tais como a CVM – Comissão de Valores Mobiliários.
Com essa nova lei, para que se pudesse colocar em prática, fora criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, órgão independente, que ficou como responsável pelo encaminhamento das novas práticas contábeis, que posteriormente seriam aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Banco Central do Brasil e pelos demais órgãos e agências reguladoras.
Pode-se afirmar que fora um estímulo para que as empresas passassem a ter, por força da lei, uma maior qualidade das informações prestadas, além de uma maior proximidade com o padrão internacional de contabilidade – IFRS, esse foi um dos primeiros a passos, pode-se afirmar.
Em meio a esse contexto prioriza-se a transparência, as técnicas de evidenciação, a disclosure.
Destacamos, dentre os diversos Pronunciamentos emitidos pelo CPC, o “Pronunciamento Técnico CPC 12 – Ajuste a Valor Presente” já normatizado e estudado no Brasil, que estabelece os requisitos básicos a serem adotados pelas empresas na adoção do Ajuste a Valor Presente de elementos do passivo e do ativo, quando da elaboração das demonstrações financeiras (CPC, 2008).
O presente trabalho,