CP1 DR3
O direito do trabalho prevê na sua composição todos os deveres e direitos que os trabalhadores tem e protege os mesmos de qualquer tipo de exploração por parte do empregador, mas também os relembra dos compromissos que assumiram quando assinaram o contrato de trabalho.
O comprimento das normas numa, empresa possibilita uma melhor integração no espirito da mesma e também no relacionamento com os colegas de trabalho. A pontualidade, a assiduidade, a qualidade com que se trabalha, as ações de formação e a conservação dos equipamentos utilizados no local de trabalho também são deveres que os trabalhadores devem respeitar para que exista harmonia entre os trabalhadores e a entidade empregadora.
Ainda que os trabalhadores tenham deveres para com a empresa, esta também é obrigada a conceder direitos aos trabalhadores, como o direito a subsídios de alimentação, férias, e natal. O horário do trabalhador não pode exceder o extipulado por lei, o trabalhador tem que ter o direito a paternidade ou maternidade caso pretendido. O direito à greve está exposto na constituição como uma forma de protesto para tentar obter melhorias nas condições de trabalho, mostrar a insatisfação quanto ao mau funcionamento de qualquer parte de algum organismo de gestão junto dos trabalhadores. Os trabalhadores tem o direito a gozar férias não devendo o empregador de impedir o trabalhador de o fazer.
Os sindicatos são organizações que foram criadas para proteger os interesses dos