CP 4 - O Papel da Cultura
Exercícios:
1. Escreve a ideia principal do texto 1.
A ideia principal deste texto é ajudar-nos a compreender o papel e o impacto da cultura, bem como o poder que ela tem sobre nós. Podemos não ter essa noção mas a cultura que nos rodeia tem uma grande influência na nossa maneira de agir, pensar, e até ver o mundo. A cultura funciona também como um “sistema auto-sustentável”, porque se auto-promove, encoraja e sustenta, sendo preservada de geração em geração. E assim sendo, tem que ser tida em conta como fator predominante quando analisamos o comportamente ou a ideologia de alguém.
2. Mostra, a partir da análise do texto 2, que a cultura é “criadora de realidades”.
Ao analisar este texto, compreendemos que a cultura desempenha um papel crucial em definir os conceitos que temos do mundo à nossa volta e da noção que temos de nós próprios e de outras pessoas. Um exemplo claro é o valor que nós, na cultura ocidental, damos à mulher e o valor que lhe é dado em muitas culturas orientais, em que a mulher tem o mesmo valor que uma vaca ou meia dúzia de camelos. Estas duas realidades tão distintas têm como origem a cultura local.
3. Proposta
Esta banda desenhada de Quino mostra-nos como a sociedade muitas vezes nos impinge valores ou comportamentos, e como muitas vezes sofremos uma socialização forçada. É interessante notar que o personagem principal repara que as pessoas cantam todas a mesma cantiga, isto é, têm todas o mesmo comportamento, e enquanto não tem o seu encontro com as autoridades, até o faz sorrindo. Isto mostra-nos que nós até podemos apreciar uma certa cultura ou ideologia mas isso não nos obriga a abraçá-la, a acolhê-la como nossa. Quando ele tem o encontro com as autoridades, que o encaram como se fosse um rebelde apenas por ser diferente, e é obrigado a agir da mesma maneira que os outros, então a sua vida torna-se um martírio. Isto tudo porque vivemos numa sociedade de seguidismo, e infelizmente já ninguém pensa, já ninguém