COZINHA
Teste I
Ajustes: Escolhemos uma receita de biscoito e modificamos a quantidade dos ingredientes para torná-la fonte de fibra.
Aspectos positivos: Descobrimos que o creme de leite quando é submetido à alta temperatura ele é evaporado, portanto é indicado para recheios de sobremesa fria, que não passe por calor.
Aspectos negativos: O biscoito não saiu como esperávamos, pois a massa ficou dura por não conter nenhum tipo de gordura e o recheio que escolhemos (chocolate e creme de leite) evaporou no forno.
Teste II
Ajustes: Foi escolhida uma nova receita. A original era apenas de farinha de trigo, açúcar, ovos e gordura vegetal hidrogenada. Trocamos a gordura vegetal pela margarina e acrescentamos aveia em flocos e linhaça para torná-la fonte de fibra. O recheio também foi modificado para o de chocolate com creme de avelã com cacau.
Aspectos positivos: Descobrimos que para tornar o biscoito crocante tem que adicionar margarina. Tornamos a receita mais saudável por não conter gordura trans.
Aspectos negativos: A margarina, pois queríamos um biscoito que não utilizasse nenhum tipo de gordura.
Teste III
Ajustes: Aumentamos 15 gramas a mais de linhaça na receita do teste II.
Aspectos positivos: Atingimos a porcentagem de fibra sem alterar o sabor e a aparência do biscoito.
Aspectos negativos:
4. INSTRUMENTO PARA APLICAÇÃO DO TESTE SENSORIAL
Foram feitas 18 amostras do chocoveia para serem submetidas ao teste sensorial, convidamos 18 pessoas de faixa etária variada (entre 18 anos e 39 anos de idade).
Foi desenvolvido uma ficha de avaliação sensorial, contendo 7 questões, para avaliar a textura, sabor, aparência, odor, recheio, avaliação do biscoito inteiro e o grau de certeza de compra, onde os participantes tiveram que marcar uma opção de acordo com sua opinião.
5. APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DA ACEITABILIDADE EM FORMA DE GRÁFICO
Depois de feito o teste sensorial foi feita a tabulação para a