Cozinha Tecno Emocional
Introdução
Cozinha tecnoemocional é uma tendência, um movimento culinário, que busca criar emoção aos comensais, através dos pratos servidos. Teve início no começo do sec. XXI, foi criado por Ferran Adriá na Espanha. O chef presta atenção nos 5 sentidos, ele utiliza de técnicas e tecnologia para alcançar seus objetivos. É um movimento que mexe com o público, transmite sentimentos através dos alimentos, diferente da cozinha molecular que é um estudo que foi produzido no início por dois cientistas que se interessaram pelos processos químicos e físicos dos alimentos, e depois publicaram os resultados obtidos.
A cozinha tecnoemocional está crescendo a cada dia, temos muitos chefs que estão a cada dia criando novos pratos, procurando novas técnicas, um chef muito conhecido, prestigiado e que lidera esse movimento é o chef Ferran Adrià dono de um dos restaurantes mais famosos o El Bulli.
Esse movimento é necessário conhecer e ter domínio da cozinha clássica e tradicional, não é só fazer espumas e esferas, vai além disso e transmite através de cada prato um sentimento para cada pessoa.
Desenvolvimento
A história moderna da gastronomia pode-se dizer que se inicia em 1900 com Auguste Escoffier, francês que codificou e documentou as bases da gastronomia clássica francesa. Os primórdios da Nouvelle Cuisine surgiram com Fernand Point, com quem Paul Bocuse trabalhou isto ainda antes da década de 60. Pierre e Jean Troisgros, Michel Guérard, Alain Chapel, Gaston Lênotre e outros contribuíram com este movimento. Uma segunda etapa, já da década de 80, que ele chama de primeira geração conta com chefs como Pierre Gagnaire, Joel Robuchon e Alain Ducasse. Alain Passard, Marc Veyrat e Pierre Hermé já são da segunda geração. A Nouvelle Cuisine mudou conceitos na gastronomia, com alimentos frescos, do seu terroir, pouco cozimento, molhos mais leves e em menor quantidade para preservar o gosto real do alimento. Os pratos começaram a serem servidos já prontos, o