Coxa
Em uma decisão polemica o distrito federal assemelhou o e mail à correspondência cartular, assim seu sigilo se tornou inviolável.
Esta decisão levantou uma duvida para os empresários. A empresa é responsável por danos causados por seus funcionários a terceiros e se teria como monitorar os dados pela sua própria rede computadores.
Pesquisas americanas demonstraram que 87 dos empregados utilizam o e mail empresarial para fins pessoais, podendo levar a demissão por justa causa.
A empresa pode estabelecer regras para utilização do computador e da internet, podendo assim monitorar esses dados que são propriedade intelectual do empregador.
Com estas regras de utilização a empresa pode conscientizar seus funcionários para que utilizem o e mail somente para fins trabalhistas.
Essa decisão é delicada, uma vez que crimes são cometidos através de e mail, podendo levar a condenação da empresa.
Guilherme Augusto Gonçalves Machado, advogado mestrando em direito empresarial, discute no artigo ´´O email no ambiente de trabalho : inviolável ou monitorado`` a correspondência eletrônica empresarial .O artigo esta disponível no site WWW.malina.com.br . Em uma decisão polemica o distrito federal assemelhou o e mail à correspondência cartular, assim seu sigilo se tornou inviolável. Esta decisão levantou uma duvida para os empresários. A empresa é responsável por danos causados por seus funcionários a terceiros e se teria como monitorar os dados pela sua própria rede computadores, pois pesquisas americanas demonstraram que 87% dos empregados utilizam o e mail empresarial para fins pessoais, podendo levar a demissão por justa causa. Em virtude desta preocupação a empresa pode estabelecer regras para utilização do computador e da internet, podendo assim monitorar esses dados que são propriedade intelectual do