Cotovelo
O Cotovelo é um conjunto articular que continua a fisiologia do ombro . A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.
Anatomia
Os ossos que formam o cotovelo são o úmero, ulna e rádio. A ulna articula com o úmero numa articulação em dobradiça e o rádio articula com o úmero e a ulna para rotação do antebraço.
Articulações
A articulação do cotovelo é constituída pela extremidade distal do úmero e pelas extremidades proximais do rádio e da ulna.
É uma articulação estruturalmente estável que contém três articulações dentro de uma única cápsula articular:
1. Articulação Úmero-radial e Úmero-ulnar (do cotovelo, propriamente dita)
2. Articulação Rádio-ulnar proximal
3. Articulação Rádio-ulnar distal
Articulação úmero-ulnar ou troclear
A articulação úmero-ulnar é sinovial do tipo gínglimo (ou em dobradiça) e atua de forma preponderante na articulação do cotovelo, permitindo, no entanto, ligeiros ajustes laterais e mediais durante o movimento do rádio na pronação e supinação. Sua estabilidade não é afetada com a retirada cirúrgica da cabeça do rádio.
Articulação úmero-radial
A articulação úmero-radial é uma juntura sinovial trocoide que acompanha a ulna nos movimentos de dobradiça do cotovelo e neste movimento, a face superior côncava da cabeça do rádio desliza-se sobre o capítulo do úmero na pronação e supinação, girando como pivô contra o capitulo.
Articulação rádio-ulnar proximal
A articulação rádio-ulnar proximal, é uma articulação sinovial que compreende movimentos de rotação do rádio sobre a incisura radial da ulna nos movimentos de supinação e pronação.
Mecânica articular
As três articulações no complexo do cotovelo não atingem a posição tencionada