Cotidiano e Servi o Social
Cleomara Ribeiro Souza¹
Lueli Rodrigues Frazão¹
Parisina Batista da Silva²
_______________________________________________________________
¹ Acadêmica do curso Serviço social 6° período, Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO
² Assistente Social e pós graduada em MBA Gestão e Docência do Ensino Superior pela UNICEL.
Resumo
O cotidiano é considerado por muitos filósofos e historiadores muito importante na vida do ser social, principalmente nos dias atuais com uma nova conjuntura social e suas metamorfoses, a prática do Assistente Social obtém do cotidiano como ferramenta primordial para seus estudos na sua maioria direcionado a classe dos oprimidos. A vida cotidiana por ser considerado o inesperado, espaço do acaso e campo das possibilidades infinitas era tido pelos pensadores como algo complexo de uma pesquisa por isso não se interessavam para estuda-lo, hoje pela grande percussão que o Estado e o capitalismo focaliza como campo de possibilidades infinitas no qual se faz pleno para mediações entre as práticas e suas dimensões perspicaz, principalmente de caráter político.
Palavras-chave – Cotidiano. A prática social. Serviço Social.
O Conhecimento da Vida Cotidiana
A princípio o cotidiano se dar de forma inesperada ao modificar o dia planejado, fazendo com que o nosso cotidiano mude por isso os estudos sobre a vida cotidiana demonstra complexidade e contraditoriedade em seu conteúdo.
O cotidiano são as atribuições que fazemos no decorrer do nosso dia, sendo que essa atribuição vive em constantes mutações e transformações, dependendo de cada época, essas atividades rotineiras podem ser desconstruídas a qualquer momento por uma questão hierárquica ou pelo inesperado. Se modificar a vida cotidiana se modifica também as relações sociais.
Neste sentido, afirmam Netto e Carvalho se referindo ao pensamento de Heller que, o Cotidiano é a vida de todos os dias e de todos os homens em qualquer época histórica que possamos avaliar.